Guia da Grávida Informada e Consciente
Guia da Grávida Informada e Consciente
de Adriana Tanese Nogueira
em colaboração com equipe multidisciplinar:
Angela Mattos, Bia Pagnanelli, Lisandra Pinheiro, Jesica Sanchez Loli, María Vergara, Maru Drexler e Tanila Glaeser
À venda no site da editora Biblioteca24x7.com.br por R$ 39,60
Guia da Grávida Informada e Consciente
de Adriana Tanese Nogueira
em colaboração com equipe multidisciplinar:
Angela Mattos, Bia Pagnanelli, Lisandra Pinheiro, Jesica Sanchez Loli, María Vergara, Maru Drexler e Tanila Glaeser
À venda no site da editora Biblioteca24x7.com.br por R$ 39,60
Um pouco do livro
Sumário
Introdução1.O parto hoje2. Preparação ao parto: Física, Psicológica, Intelectual3. Alimentação4. Alterações físicas comuns durante a gravidez 5. A busca por um profissional humanizado6. Os tipos de profissionais7. Sexualidade e parto8. Plano de parto: o que é, por que fazer, como fazer 9. O parto• O que é e como funciona• Estágios do parto• O imediato pós-parto10. Métodos naturais para o alívio da dor.11. As rotinas hospitalares e as Recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS)12. A escolha da maternidade13. Quando ir para a maternidade14. O que levar para a maternidade (para mãe e bebê)15. O parto domiciliar planejado: • Mito e Realidade• Material e ambiente• Preparação prática• A função do pai• Os outro(s) filho(s) • A equipe16. O parto domiciliar desassistido:• O pai• A segurança da mãe• Cuidados imediatos com o recém-nascido17. O pai como acompanhante de parto18. Cuidados com o recém-nascido19. Amamentação20. Gestação e parto como ritos de iniciaçãoConclusões
Prefácio
É com muita honra que aceitei escrever este prefácio para o Guia da Grávida Informada e Consciente.
Conheci a Adriana quando ela estava grávida de sua filha em 1997, participando de um encontro sobre o nascimento. Desde então a encontrei em inúmeros eventos, com uma postura ativa de busca, de conquista e de difundir o que aprendeu.
Foi pioneira no uso da Net e na difusão de idéias, através da ONG Amigas do Parto. Combativa, transformou a sua indignação em força de orientação e crescimento para um fim maior.
Após anos de interação com casais grávidos, formação de cursos on-line para Doulas, Parto Domiciliar, mulheres (A Tenda Vermelha) e outros, ela produz junto com Angela Mattos, Bia Pagnanelli, Jesica Sanchez Loli, Lisandra de Siqueira Pinheiro Santos, María Vergara, Maru Drexler e Tanila Glaeser o “Guia da Grávida Informada e Consciente” onde são abordados todos os temas que se relacionam ao momento do nascimento. Ela o faz olhando por todos os participantes: mães, filhos, pais, avós, e todas as pessoas que atuam e interagem durante esta vivência.
O Guia orienta em todos os pontos que a mãe deve levar em consideração para favorecer o seu bem estar e o bom nascer: sua alimentação, atividade física, amamentação, parto e cuidados com o bebê. Não esquece temas atuais e muito práticos, que são: como escolher quem vai auxiliar no processo, quem são e como defini-los. Aponta caminhos que já existem e são novos, novos em relação ao que é o mais realizado no Brasil.
O Guia é crítico no bom sentido, dá condições para que que a futura mãe possa estar consciente de suas escolhas e de seus direitos. É eficaz ao mostrar como assegurá-los.
Adriana, com o saber de sua formação, evidência o nascimento como um momento de individuação, momento de afirmação do Feminino, como a possibilidade da mulher se empoderar ao se “Mulherizar”. O parto é visto como os nascimentos da mãe como mãe, do filho, e do pai como pai. Ela enfatiza a liberação da força e o protagonismo da mulher, mas também realça a importância da fonte que brota no Amor e na Confiança na Vida que vão ser os tijolos de um mundo melhor.
Este Guia para gestantes é uma bússola para uma sociedade possível, conseqüência destes valores. Sociedade forte, pacífica, solidária, que se respeita e respeita o Outro.
Uma sociedade Humana. Boa prática!
Cláudio Paciornik
Sobre as Autoras
Adriana Tanese Nogueira é idealizadora, presidente e coordenadora da ONG Amigas do Parto, filósofa, psicoterapeuta e escritora. Nascida no interior de São Paulo, viveu a maior parte de sua vida em Milão, Itália. É formada em Filosofia, e Psicologia Pós-Junguiana (linha Silvia Montefoschi) e tem Master em Ciências da Religião (Puc/SP) com a dissertação “A carne se faz verbo: o parto de baixo risco visto pela ótica das mulheres”. Fundadora do site http://www.amigasdoparto.org.br/, lançou em 2004 o Prêmio Nacional ONG Amigas do Parto. Desde 2007, administra e leciona com equipe multidisciplinar e internacional cursos bilingue à distância sobre gestação, parto, maternidade, paternidade, psicologia, saúde feminina e assuntos de mulheres. Reside Na Flórida, EUA, com sua filha Beatriz nascida no Rio de Janeiro de parto domiciliar. É co-autora do livro “Mulheres contam o parto” (São Paulo, Italia Nova Editora, 2003) e autora do “Empoderando as Mulheres. As Deusas na Gravidez, Parto e Pós-Parto” (São Paulo, Biblioteca24x7, 2009). Atividades na web:• http://www.amigasdoparto/. org.br (com uma média de 22.000 vistas/mês)•
Angela Mattos é representante da ONG Amigas do Parto no Rio de Janeiro (Brasil) onde mora. Mãe de 3 filhos, formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e em Técnico em Enfermagem, com cinco anos de experiência profissional. Formada em Educação Perinatal pelo GAMA - Grupo de Apoio à Maternidade Ativa -SP . Especializou-se em Yoga Pré-natal (3HO Instituto de Yoga ) , cursou a formação online da ONG: Humanização do parto e nascimento e Capacitação de Doulas ,criou o espaço A HORA DO BEBÊ (no Rio de Janeiro), para dar apoio e informação a gestantes, pais e casais grávidos, por uma maternidade e paternidade ativas e conscientes.
Bia Pagnanelli é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo (2007), dedicada ao acompanhamento nutricional e orientações à gestatantes, recém-mamães e seus bebês. Dedicou-se a um trabalho voluntário na África do Sul engajada na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, atuando com gestantes e mães e bebês soro positivos. Atuou em equipes multidisciplinares para o manejo da amamentação em comunidades carentes em São Paulo, e destina parte do seu tempo em consultório, no atendimento nutricional da gestação à introdução de alimentos. Bia é formadora dos cursos ONG Amigas do Parto para temas relacionados com alimentação, nutrição e amamentação.
Jesica Sanchez Loli é parteira. Formada em obstetrícia, começou trabalhando em clínicas e hospitais de Buenos Aires, na Argentina, onde se deparou com o atendimento des-humanizado até que resolveu atender no domicílio. Hoje acompanha partos e nascimento com uma doula nas casas de Bariloche, Argentina. Desempenha todas as tarefas relacionadas à maternidade e paternidade como parteira independente. Integra a RELACAHUPAN (Rede Latinoamericana e Caribenha para a Humanização do Parto e Nascimento) informando as parteiras sobre seus direitos no parto e nascimento. Jesica é uma das formadoras dos cursos ONG Amigas do Parto.
Lisandra de Siqueira Pinheiro Santos é técnica em Patologia Clínica, em Medicina Veterinária, e tem especialização em homeopatia, que é sua atual área de atuação.Sua jornada em busca da humanização do parto começou pela sua jornada pessoal em busca do seu próprio parto, como encontro com o sagrado. Foi por esto motivo que ela inscreveu-se ao curso Humanização Online 2007 da ONG Amigas do Parto. O curso a ajudou a entender e deixar acontecer esse processo, possibilitando que o nascimento do seu segundo filho fosse diferente do primeiro. A experiência lhe trouxe algumas alegrias, como uma pequena contribuição na elaboração desse manual. Lisandra mora em São Paulo (SP).
María Vergara é mãe de 5 filhos e doula. Vive em El Bolson, Rio Negro - Argentina. Começou seu trabalho de doula desde quando foi mãe pela primeira vez, aos 28 anos. Acompanhava os partos de suas amigas e vizinha. Sentia esta atividade como algo inato e natural nela. Em 2004, depois de virar avó, ela apresentou ao hospital local o projeto “Mama acompañante" (Mãe acompanhante) para dar o apoio emocional às mulheres durante o trabalho de parto e parto. Só recentemente ela descobriu que esta função chamava-se de doula, só sabia que gostava de acompanhar nascimentos. Há dois anos acompanha partos domiciliares onde percebe a forte carga de energia sagrada presentes neles. María é uma das formadoras dos cursos ONG Amigas do Parto.
Maru Drexler é educadora pré e pós-natal, consultora em Aleitamento Materno, doula, terapeuta floral, instrutora de Ginástica em Centros de Energia, cocente de Toque Eutônico no bebê e shantala. Membro da RELACAHUPAN (Rede Latinoamericana e do Caribe para a Humanização do Parto e do Nascimento) desde sua creação, membro ativo de "Dando a Luz" – Associação Argentina -, e desde 2002 coordenadora das atividades da Relacahupan na Província de Río Negro. Maru é uma das formadoras dos cursos ONG Amigas do Parto e assistente na administração dos mesmos.
Tanila Amorim Glaeser, enfermeira (pela Universidade Católica do Salvador) com especialização em Enfermagem Obstétrica (pela Universidade Castelo Branco). Desde 2003 que trabalha com saúde integral da mulher, dentro das orientações do Programa de Atençào Integral a Saúde da Mulher - PAISM. Atualmentre é supervisora do Programa de Saúde da Mulher do município de Camaçari, Bahia. Reside em Lauro de Freitas, Bahia.
Bia Pagnanelli é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo (2007), dedicada ao acompanhamento nutricional e orientações à gestatantes, recém-mamães e seus bebês. Dedicou-se a um trabalho voluntário na África do Sul engajada na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, atuando com gestantes e mães e bebês soro positivos. Atuou em equipes multidisciplinares para o manejo da amamentação em comunidades carentes em São Paulo, e destina parte do seu tempo em consultório, no atendimento nutricional da gestação à introdução de alimentos. Bia é formadora dos cursos ONG Amigas do Parto para temas relacionados com alimentação, nutrição e amamentação.
Jesica Sanchez Loli é parteira. Formada em obstetrícia, começou trabalhando em clínicas e hospitais de Buenos Aires, na Argentina, onde se deparou com o atendimento des-humanizado até que resolveu atender no domicílio. Hoje acompanha partos e nascimento com uma doula nas casas de Bariloche, Argentina. Desempenha todas as tarefas relacionadas à maternidade e paternidade como parteira independente. Integra a RELACAHUPAN (Rede Latinoamericana e Caribenha para a Humanização do Parto e Nascimento) informando as parteiras sobre seus direitos no parto e nascimento. Jesica é uma das formadoras dos cursos ONG Amigas do Parto.
Lisandra de Siqueira Pinheiro Santos é técnica em Patologia Clínica, em Medicina Veterinária, e tem especialização em homeopatia, que é sua atual área de atuação.Sua jornada em busca da humanização do parto começou pela sua jornada pessoal em busca do seu próprio parto, como encontro com o sagrado. Foi por esto motivo que ela inscreveu-se ao curso Humanização Online 2007 da ONG Amigas do Parto. O curso a ajudou a entender e deixar acontecer esse processo, possibilitando que o nascimento do seu segundo filho fosse diferente do primeiro. A experiência lhe trouxe algumas alegrias, como uma pequena contribuição na elaboração desse manual. Lisandra mora em São Paulo (SP).
María Vergara é mãe de 5 filhos e doula. Vive em El Bolson, Rio Negro - Argentina. Começou seu trabalho de doula desde quando foi mãe pela primeira vez, aos 28 anos. Acompanhava os partos de suas amigas e vizinha. Sentia esta atividade como algo inato e natural nela. Em 2004, depois de virar avó, ela apresentou ao hospital local o projeto “Mama acompañante" (Mãe acompanhante) para dar o apoio emocional às mulheres durante o trabalho de parto e parto. Só recentemente ela descobriu que esta função chamava-se de doula, só sabia que gostava de acompanhar nascimentos. Há dois anos acompanha partos domiciliares onde percebe a forte carga de energia sagrada presentes neles. María é uma das formadoras dos cursos ONG Amigas do Parto.
Maru Drexler é educadora pré e pós-natal, consultora em Aleitamento Materno, doula, terapeuta floral, instrutora de Ginástica em Centros de Energia, cocente de Toque Eutônico no bebê e shantala. Membro da RELACAHUPAN (Rede Latinoamericana e do Caribe para a Humanização do Parto e do Nascimento) desde sua creação, membro ativo de "Dando a Luz" – Associação Argentina -, e desde 2002 coordenadora das atividades da Relacahupan na Província de Río Negro. Maru é uma das formadoras dos cursos ONG Amigas do Parto e assistente na administração dos mesmos.
Tanila Amorim Glaeser, enfermeira (pela Universidade Católica do Salvador) com especialização em Enfermagem Obstétrica (pela Universidade Castelo Branco). Desde 2003 que trabalha com saúde integral da mulher, dentro das orientações do Programa de Atençào Integral a Saúde da Mulher - PAISM. Atualmentre é supervisora do Programa de Saúde da Mulher do município de Camaçari, Bahia. Reside em Lauro de Freitas, Bahia.
Um comentário:
Angela,
O blog está muito legal, mas falta vc divulgar mais e instalar uma coisa super simples, que é o "seguir" para que as pessoas se associem e possam ver mais rapidamente as atualizações.
Aproveitei para compartilhar o link no meu Facebook, ok?
Faça o mesmo sempre que atualizar!
Bjks
Fatinha
Postar um comentário