Estudo do Instituto de Saúde Pública da Noruega, em Oslo, feito com 36.869 mulheres que tiveram gestação a termo, apontou que a prática de exercícios durante a gravidez diminui o risco de a mulher dar à luz um bebê com excesso de peso. As grávidas que participaram do estudo responderam a dois questionários sobre hábitos de atividades físicas entre 17a. e a 30a. semana de gravidez.
A análise das informações revelou que quem se exercitava pelo menos três vezes por semana em atividades como natação, caminhada, bicicleta , yoga e dança teve um risco entre 23% e 28% menor de gerar um bebê com sobrepeso.
"O dado mais interessante da pesquisa norueguesa reforça que a prática de atividades físicas é recomendada durante a gestação e oferece benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê".
Os benefícios para a gestante:
-Menor ganho de peso
-Melhoria da atividade cardiovascular, o que previne a diabete gestacional e a doença hipertensiva específica da gestação.
-Maior conscientização corporal e melhora da autoestima
- Aumento da resistência física para o parto, proporcionando recuperação pós-parto mais rápida.
Segundo especialistas, a realização de exercícios físicos só é contraindicada quando a gestante não é praticante de atividades físicas antes da gestação e, em virtude da gravidez, decide mudar sua rotina de forma agressiva, sem respeitar os limites de seu corpo. Casos em que a futura mamãe tem placenta baixa, descolamento placentário, sangramentos e trabalho de parto prematuro também são desaconselhados.
Um comentário:
Ótima matéria: esclarecedora e bem clara.
Parabéns antecipados pelo Dia das Mães!
Bjs
Fatinha
Postar um comentário