sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Filhos de fumantes têm mais chance de desenvolver leucemia

Filhos de fumantes têm mais chance de desenvolver leucemia

Estudo aponta associação entre tabagismo paterno e tumor; hábito aumenta risco em 15%

Filhos de pais que fumam no momento da fecundação têm pelo menos 15% mais chances de desenvolver algum tipo de leucemia, o tipo mais comum de câncer infantil, revela um novo estudo australiano.
Ainda que os resultados, publicados no American Journal of Epidemiology, apontem vários fatores relacionados à leucemia linfoblástica aguda, o novo estudo confirma os dados de outros estudos, que mostram maior risco entre os filhos de fumantes.
“Os resultados do estudo sugerem que o tabagismo paterno no momento da concepção é um fator de risco para LLA infantil”, dizem os autores, liderados por Elizabeth Milne, do Instituto para a Investigação da Saúde Infantil Telethon, na Austrália.
Ainda que a LLA seja o câncer pediátrico mais comum, é uma condição rara que afeta entre três e cinco crianças a cada cem mil.
Os especialistas entrevistaram famílias de quase 300 crianças com LLA, e fizeram perguntas sobre hábitos de vida dos pais. A equipe comparou esses dados com informações de mais de 800 crianças com idades similares, mas que não tinham tumores.
O tabagismo materno não teve impacto no risco de desenvolver câncer, mas quando os pais eram fumantes o risco aumentou em 15%.
As crianças filhos de pais que fumavam pelo menos 20 cigarros diários na época da fecundação tinham um risco 44% maior de ser diagnosticados com a doença.
Os autores também encontraram seis estudos mostrando essa associação. “A importância da exposição ao tabaco e os tumores infantis tem sido negligenciada”, diz Patricia Buffler, da University of California, uma das autoras.
Ela acrescenta que, considerando que o tabaco está cheio de toxinas, incluindo substâncias cancerígenas, não seria estranho pensar que possa haver dano às células produtoras de sêmen. Milne assinala: “O sêmen que possui danos no DNA ainda pode fecundar um óvulo, o que poderia levar à doença nos filhos.”
No entanto, Milne acrescenta que o estudo não prova que o dano no DNA dos espermatozoides causa LLA em crianças, uma vez que a doença está relacionada a vários fatores.
Outros fatores ambientais relacionados com mais risco de desenvolver leucemia está a radiação emitidas por raios-X e a exposição materna a pesticidas durante a gestação.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Feliz 2012



Em 2012, desejo a você muitos milagres...



Que você possa encontrar tempo para experimentar andar na grama descalço, para contemplar o por do sol e, se possível, o nascer . Que não te falte energia, para celebrar a vida com os filhos, os amigos, os parentes, os amores...Que você possa colher um dia de cada vez , e só pensar no futuro para planejar os seus sonhos. Que tenha sensibilidade para diferenciar o que é possível , no momento presente, e que construa, no aqui agora, uma base sólida, onde poderá pisar com segurança no seu futuro.



Que você se permita ficar tempo suficiente com alguém, para conhecê-lo de verdade, que plante sementes e as veja crescendo, que saiba acompanhar e acolher quem precisa ser acolhido. Desejo que se permita ser afetado pelo outro, e que entre em contato com a dor e a alegria. A vida é algo que acontece na relação com o outro, o que nos é dado é aprendizado. A felicidade é algo que mora no cotidiano, no barulho da chuva ou no mergulho no mar, no aconchegar um filho, que acorda a noite assustado, ou em passear de mãos dadas na areia da praia com a namorada. Desejo que não se prenda a projeções e idealizações, que não serão vividas, a dor do não vivido é enorme...apesar de ser irreal.
Desejo que você aprenda e ensine a outros o que aprendeu, pois conhecimento sem compartilhamento é como um tesouro trancado em um quarto escuro, não pode ser admirado. Desejo que seja um agente de mudança, da mudança que você quer ver no mundo. Desejo também que, mesmo se deparando com a incompreensão do outro, nunca desista de amar, nunca deixe de doar, nunca perca a sua fé . Não é por que algumas pessoas não te devolveram amor , que a sua existência não tenha como te suprir de afeto. Desejo que você acredite num mundo de pessoas sinceras, por que elas existem e virão ao seu encontro se você permitir
Desejo que desenvolva cada vez mais o seu potencial criativo, e se supere a cada dia, com as suas conquistas diárias, celebrando estas conquistas e, aceitando o que não se realizou. Aceitação não é passividade, mas sim maturidade. Espero que trabalhe também com o respeito por você e pelo outro. Ame-se antes, e ame a todos a sua volta. Não seja indiferente ao seu próximo, isso seria uma existência sem propósito. Mas nunca passe por cima dos seus sentimentos, para beneficiar outras pessoas. Faça apenas o que for possível para o momento, e use o seu coração como guia. Desejo também que a sua intuição possa crescer e se intensificar, pois a intuição é a nossa única ligação com o divino ou poder superior, pois as respostas estão sempre dentro, apesar de procurarmos fora. Desejo que você encontre a sua espiritualidade, ou a sua ligação com a vida, o verdadeiro motivo pelo qual vale a pena viver. Desenvolva a compaixão pelo outro. Que você saiba ser grato por tudo que recebeu. Desejo que em 2012 você faça contato com a experiência, que precisa ser vivida. Deguste a vida, não a mastigue.

A Hora do Bebê




*Texto de Claudia Martins

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CURSO BÁSICO DE SHANTALA - MASSAGEM MILENAR INDIANA





DATA : 10/12/2011- Sábado
HORÁRIO: 16:00h
LOCAL : CANTO DO CORPO
AV. LUCIO COSTA 3460 SALA 304  BARRA DA TIJUCA -RJ
CONTATOS: 21 2496 5559  - 2177568692

"Pesquisas mostraram que os bebês que são massageados são mais atentos, ganham peso mais depressa, dormem mais profndamente e sofrem menos ansiedade que os bebês que não foram massageados. A massagem também pode reduzir o nível de tensão dos pais, ajudando-os a responder melhor às necessidades dos filhos."

CURSO PARA GESTANTES , PAIS E CASAIS GRÁVIDOS .

POR UMA MATERNIDADE E PATERNIDADE ATIVAS E CONSCIENTES.