quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Pais de corpo e alma




Hoje se fala em educação sexual nas escolas , em casa, nas ruas .Fala-se das doenças sexualmente transmissíveis , da gravidez precoce , do uso da camisinha, preservativos e etc...etc...mas em nenhum momento fala-se em educação para paternidade e maternidade .
É natural que cresçamos e nos tornemos pais um dia mas, nas escolas , em casa , nas ruas ninguém explica como é deixar de ser filhos e tornar-se pais. O que essa metamorfose implica .
Se pararmos pra pensar no assunto veremos que existem vários tipos de situações e casais : Casais jovens que engravidam sem querer , casais adultos que planejam a gravidez fazem poupança , mapa astral, escolhe o mês que a criança vai nascer, casais que fazem tratamento para engravidar, gravidez in vitro, adoção, entre outros.
Acredito e pretendo com o curso oferecer um projeto educativo , como forma de conscientização que possa se transformar em material de estudo nas salas , junto as aulas sobre sexualidade, nos cursos de noivas, nas bancas... enfim a disposição de todos que um dia possam vir a exercer tal função de criar filhos para o mundo.
A sensação que tenho é que só temos a noção de fato do que é essa responsabilidade quando já estamos vivendo a situação e, aprender fazendo, quando se fala de um ser humano pode ser uma catástrofe.
Não interessa como uma criança tenha sido concebida, desde o momento em que seja anunciada sua presença , geralmente através de um exame de gravidez, já começa o estágio de nove meses para que a transformação se faça. E de agora em diante colocarei a palavra paternidade para me referir aos pais , independente se estejam juntos ou separados, é bom lembrar que não existe ex- pais nem ex – filhos. O ideal é que você tenha consciência de que sua vida não vai ser a mesma deste momento em diante , ter um filho é como assinar um termo de compromisso com o mundo, com claúsulas que envolvem resgate de valores morais , conexão com a natureza, com a fé, com o amor , a compaixão , com os nossos melhores sentimentos. Não tem escapatória! Gerar , desenvolver, criar, educar, envolve doação, anulação , disposição, reeducação e aprendizado constante.
Então vamos a prática :
A partir do momento que tomou conhecimento da gravidez já buscar mecanismos para se dedicar a gestação, levando em conta que este ser em desenvolvimento precisa de amor , atenção e os melhores sentimentos para que tenha um desenvolvimento físico e emocional positivo.
Para as mães começa a prova de fogo porque o organismo sofre uma revolução, os hormônios se alteram, causando sonolência, enjôo,mudanças de humor ... Por isso é preciso puxar o freio de mão da vida e acionar a marcha mais lenta, isso pode gerar uma série de conflitos é ai que entra o pai auxiliando com presença, compreensão, companheirismo, sensibilidade , se colocando no lugar da mãe e pensando como gostaria de ser tratado. Nunca perdendo o foco do ser que se desenvolve e necessita da atenção plena de ambos.
Toda criança precisa de um pai e de uma mãe, é importante que pensemos nesta questão. Toda ação tem uma reação e no que diz respeito à formação física, emocional de uma criança temos participação direta. Já ouvi muitas pessoas dizerem que não vão abrir mão da sua vida por filho , até porque os filhos crescem e vão viver as suas vidas. Mas e daí, os filhos não pediram para nascer, nós o concebemos, e não dá para achar que a vida vai ser da mesma forma que era quando não os tínhamos . Nada nem ninguém substitui pai e mãe. Os valores mudam e não dá para levar a vida de forma insconsciente como vínhamos fazendo até o momento de conceber um novo ser que dividirá a vida conosco desse momento em diante. Não estamos mais sozinhos. Temos que nos encontrar, buscar quem e o que somos para poder se conectar com o mundo e inserir nosso filho neste contexto .

CURSO PARA GESTANTES , PAIS E CASAIS GRÁVIDOS .

POR UMA MATERNIDADE E PATERNIDADE ATIVAS E CONSCIENTES.