quinta-feira, 29 de maio de 2008

A COMPAIXÃO: FUNDAMENTO DA FELICIDADE HUMANA


Quando somos concebidos e enquanto estamos no ventre da nossa mãe, a sua atitude compassiva e a tranqüilidade do seu estado mental são fatores muito positivos para o nosso desenvolvimento. Se a mente da mãe for muito agitada, isso nos prejudica. E ainda mal começamos a nossa vida! Aliás, no próprio momento da concepção o estado mental dos pais é importante. Para que tudo se passe da melhor maneira, a concepção deve proceder de um amor verdadeiro, de um respeito mútuo.

Nas primeiras semanas que se seguem ao nascimento, isto segundo a ciência médica, o cérebro da criança ainda está em desenvolvimento. Durante esse período, dizem os especialistas, o contato físico é um fator crucial para um desenvolvimento adequado do cérebro. Só por si, isso nos mostra que o simples crescimento do nosso corpo requer a compaixão dos outros.

Após o nascimento um dos primeiros atos da mãe é dar de mamar ao bebê. Por sua vez, um dos primeiros atos do bebê é mamar. O leite é muitas vezes considerado o símbolo da compaixão. Tradicionalmente, sem ele a criança não consegue sobreviver. Graças à amamentação, a proximidade entre a mãe e a criança aumenta. Isto significa que o primeiro ato da nossa vida, o ato de mamar, é um símbolo de afeição.

Descobriu-se que as crianças que crescem em lares onde o amor e a afeição estão presentes têm um desenvolvimento físico mais saudável e são melhores alunos. Em contrapartida, as crianças carentes de afeição têm mais dificuldades em desenvolver-se física e mentalmente. Mais tarde, quando forem crescidas, lhes será igualmente mais difícil mostrar afeição, o que é uma grande tragédia.

Uma disposição afetiva não só torna a mente mais calma e tranqüila, como afeta positivamente o nosso corpo. Por outro lado, o ódio, a inveja e o medo perturbam a nossa paz mental, nos tornam agitados e afetam negativamente o nosso corpo. O próprio corpo precisa de paz mental e não lhe apraz a agitação. Isto nos mostra que o apreço pela paz está no sangue.

(Adaptado do apêndice ao livro de S. S. Dalai Lama, As Quatro Nobres Verdades)

Nenhum comentário:

CURSO PARA GESTANTES , PAIS E CASAIS GRÁVIDOS .

POR UMA MATERNIDADE E PATERNIDADE ATIVAS E CONSCIENTES.